Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade

Igreja da Piedade

Consagrada a Nossa Senhora da Piedade, a Igreja Matriz de Vila Baleira da ilha do Porto Santo é um templo católico que foi instituído no ano de 1430. Foi elevada a igreja paroquial em 1500 e, em 1566, foi pilhada e destruída quase por completo por corsários franceses.

A Matriz da capital do Porto Santo é uma igreja que passou por diversas fases construtivas, sendo quase totalmente reconstruída a partir de 1667.

Exterior

O seu exterior é modesto, composto por dois corpos rectangulares de diferentes dimensões, correspondendo o maior ao corpo da igreja e o de menores proporções à capela-mor. Destaca-se a torre sineira, marcada por cunhais de cantaria negra rematados por pináculos e cobertura piramidal truncada, encimada por catavento de ferro. A linha da cimalha é interrompida por quatro relógios.

O interior, amplo, de nave única e coberta por tecto de madeira, possui ainda vestígios da construção inicial do século XV: trata-se da denominada Capela da Morgada, espaço contendo ainda alguns elementos arquitectónicos do gótico quatrocentista.

Capela-Mor

A capela-mor é coberta por um tecto curvo em madeira, apresentando pinturas rocaille policromadas de motivos geometrizantes, fitomórficos e rótulos, sobre fundo branco. Preenchendo o fundo da ousia está um retábulo e altar-mor de talha pintada a branco e dourado, estrutura rocaille do último quartel do século XVIII.

No centro do camarim expõe-se uma pintura com o episódio do Noli me tangere, que narra o aparecimento de Cristo a Maria Madalena..

MENEZES, Fátima. Inventário do Património Imóvel da Ilha do Porto Santo, Câmara Municipal do Porto. Santo, 2009, p. 51-54.