Paróquias do Porto Santo

© 2018 por Paróquias do Porto Santo

  • YouTube - White Circle
  • Facebook Clean
  • White Google+ Icon
  • White Instagram Icon

Capela de São Pedro

Edifício

Edificada num lugar isolado da encosta do Pico da Ana Ferreira, com uma localização privilegiada sobre a praia, e hoje envolvida pelo recente Campo de Golfe, surge destacada, como que por encanto, esta capela ladeada por duas palmeiras canarienses. A ermida exibe uma única nave rectangular com capela-mor mais baixa e tendo adossada a Este a sacristia. A fachada principal, terminada em empena com cruz, é rasgada por um portal de volta perfeita, maneirista, em cantaria do Porto Santo, encimado por janela quadrangular simples na mesma cantaria.

Interior

No interior, do lado do Evangelho, encontra-se um púlpito de madeira pintado e dourado com baldaquino. O arco triunfal de volta perfeita é em cantaria local. A capela-mor exibe um retábulo tardo-barroco em talha dourada e policromada de frontão interrompido, tendo ao centro um nicho com a imagem do santo do orago e lateralmente, sobre mísulas, Sto. António Albas e S. Francisco Xavier, todas elas constituindo boa imaginária do Século XVIII. Na cobertura observa-se uma pintura representando a glória dos anjos enquadrando os atributos iconográficos de S. Pedro (a tiara papal e as chaves).

Exterior

O adro é calcetado no tradicional calhau do mar apresentando junto à porta um tapete com uma caravela, referência a este santo protector dos navegantes. Junto à porta da sacristia encontra-se uma interessante pia de água benta em cantaria do Porto Santo, bem lavrada, com conchas da ilha.

Bibliografia:

MENEZES, Fátima. Inventário do Património Imóvel da Ilha do Porto Santo, Câmara Municipal do Porto. Santo, 2009, p. 47.