Capela de São Pedro

Edificada num lugar isolado da encosta do Pico da Ana Ferreira, com uma localização privilegiada sobre a praia, e hoje envolvida pelo recente Campo de Golfe, surge destacada, como que por encanto, esta capela ladeada por duas palmeiras canarienses. A ermida exibe uma única nave rectangular com capela-mor mais baixa e tendo adossada a Este a sacristia. A fachada principal, terminada em empena com cruz, é rasgada por um portal de volta perfeita, maneirista, em cantaria do Porto Santo, encimado por janela quadrangular simples na mesma cantaria.

No interior, do lado do Evangelho, encontra-se um púlpito de madeira pintado e dourado com baldaquino. O arco triunfal de volta perfeita é em cantaria local. A capela-mor exibe um retábulo tardo-barroco em talha dourada e policromada de frontão interrompido, tendo ao centro um nicho com a imagem do santo do orago e lateralmente, sobre mísulas, Sto. António Albas e S. Francisco Xavier, todas elas constituindo boa imaginária do Século XVIII. Na cobertura observa-se uma pintura representando a glória dos anjos enquadrando os atributos iconográficos de S. Pedro (a tiara papal e as chaves).

Exterior

O adro é calcetado no tradicional calhau do mar apresentando junto à porta um tapete com uma caravela, referência a este santo protector dos navegantes. Junto à porta da sacristia encontra-se uma interessante pia de água benta em cantaria do Porto Santo, bem lavrada, com conchas da ilha.

MENEZES, Fátima. Inventário do Património Imóvel da Ilha do Porto Santo, Câmara Municipal do Porto. Santo, 2009, p. 47.