Capela de Santa Catarina

Imóvel sobrelevado com acesso por uma pequena escadaria. Na fachada principal, terminada em empena de cornija com cruz, abre-se uma porta em arco pleno repartido, metade maneirista (a parte superior) e neo manuelino (parte inferior). O portal é sobrepujado por um óculo em cantaria do Porto Santo. Nos cunhais surgem alhetas em argamassa pintadas a cinzento. A cobertura é de duas águas em telha de canudo. No embasamento, surge uma dependência de apoio aos serviços do cemitério. A gramática neo-manuelina é apresentada em pedra de cantaria vermelha e a maneirista em pedra de cantaria local. Provavelmente aproveitou-se o terreno da capela para instalar o cemitério, ou para aqui foram transladados alguns elementos arquitectónicos da antiga capela.

MENEZES, Fátima. Inventário do Património Imóvel da Ilha do Porto Santo, Câmara Municipal do Porto. Santo, 2009, p. 50.