Capela da Miséricordia

A ermida, de planta rectangular é composta por nave e capela-mor, tendo a Norte o pequeno edifício da antiga Misericórdia de Porto Santo. A fachada principal, terminada em empena é rasgada por um portal de volta perfeita, em cantaria do Porto Santo, maneirista, encimada por um janelão em cantaria simples e sobrepujado pelas armas nacionais.

O interior está infelizmente abandonado e muito degradado. O arco triunfal pleno é em cantaria local e, curiosamente, apresenta no intradorso da chave os instrumentos da Paixão de Cristo. A capela-mor exibe um muito deteriorado retábulo tardo-barroco, dourado e marmoreado (escaiola), sem imaginária nos nichos laterais nem tela central, actualmente em restauro, que esconderia as portas em madeira que se abrem para mostrar o camarim. Sabe-se, no entanto, que em 1946 o pintor Max Romer executou para aqui uma nova pintura. No piso térreo do pequeno edifício da Misericórdia encontra-se a sacristia com bonito lavabo em cantaria.

MENEZES, Fátima. Inventário do Património Imóvel da Ilha do Porto Santo, Câmara Municipal do Porto. Santo, 2009, p. 49.