Sacramento do Baptismo

O que é o Baptismo?

1213. O santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito («vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual») e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. «Baptismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo – O Baptismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra».

1214. Chama-se Baptismo, por causa do rito central com que se realiza: baptizar (baptizeis, em grego) significa «mergulhar», «imergir». A «imersão» na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como «nova criatura» (2 Cor 5, 17; Gl 6, 15).

1215. Este sacramento é também chamado «banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo» (Tt 3, 5), porque significa e realiza aquele nascimento da água e do Espírito, sem o qual «ninguém pode entrar no Reino de Deus» (Jo 3, 5).

[do Catecismo da Igreja Católica]

Ritual do Baptismo

Como decorre a celebração do Baptismo?

1. Acolhimento – a celebração começa com o acolhimento do celebrante aos pais e padrinhos, através de um diálogo com eles sobre o nome escolhido para a criança e sobre a vontade de baptizar o seu filho. Depois, todos eles fazem o sinal da cruz na fronte da criança.

2. Liturgia da Palavra – em primeiro lugar, proclama-se a Palavra de Deus para avivar a fé nos pais, padrinhos e demais familiares. Após a homilia do celebrante, que explica o sentido e a importância do Baptismo, dirigimos a Deus as nossas preces pela criança que vai ser baptizada e pelas necessidades de toda a humanidade.

3. Celebração do Sacramento – em primeiro lugar, com as Ladainhas, pedimos a intercessão da Virgem Maria e dos Santos para aquela criança e terminamos com uma oração que pede a Deus que afaste a criança do mal e do pecado. Depois os padrinhos renunciam ao mal e professam a fé comprometendo-se a educar a criança na vida cristã. E eis que chegamos ao momento central: o celebrante abençoa a água e derrama-a na cabeça da criança (ou mergulha-a na piscina baptismal), significando assim o seu nascimento para a nova vida, a vida de Cristo ressuscitado. A seguir, unge a criança com o santo crisma, o azeite perfumado e consagrado pelo Bispo que significa como a vida nova de Jesus Cristo a deve impregnar totalmente, para que viva sempre como ele viveu. E, finalmente, dois gestos simbólicos da vida nova que se inicia com o baptismo: a criança é revestida com uma veste branca, e os seus pais e padrinhos acendem uma vela no círio pascal que representa a luz de Cristo ressuscitado.

4. Conclusão – concluídos os ritos baptismais, todos juntos recitam o Pai Nosso, a oração que nos identifica como cristãos, onde nos reconhecemos como filhos de Deus ao chamar-lhe Pai. A celebração termina com a bênção da mãe, que leva o seu filho ao colo, do pai e de todos os presentes.

Procedimento para marcar um baptismo

Pedido do Baptismo

Os pais da criança devem fazer o pedido do Baptismo à Igreja, na pessoa do Pároco.

​Atendimento dos Pais

O atendimento dos pais é feito nas horas e local do Cartório paroquial, pelo menos dois meses antes do Baptismo.

Neste dia, será:

- entregue um impresso próprio para reunir os documentos necessários.

- marcado o dia e data da celebração.

- marcado as reuniões de preparação para o baptismo

Condições para ser Padrinho

- Tenha completado dezasseis anos de idade.

- Seja católico (Baptizado, Primeira Comunhão e Crisma),

- Leve uma vida consentânea com a fé católica.

- Não seja o pai ou a mãe do baptizando.

- Se for casado, tem de ser casado pela Igreja

- Se for solteiro não pode viver em união de fato.

" Fonte: Código de Direito Canónico Cân.874"

Reunião de Preparação

A Reunião de preparação (CPB) será defenido pelo pároco quando marcar o Baptismo. Não podem faltar a esta reunião.

Celebração

A Celebração do Baptismo é feito numa Igreja Paroquial (Igreja da Piedade ou do Espírito Santo). Nunca numa capela.